2 de dez. de 2007

SALADA MISTA

Já recebi um incontável número de mensagens solicitando, encarecidamente, que divulgue o site dominiopublico. A mensagem sempre vem em tom alarmista, por esta razão resolvi colocar um link e, como tenho a impressão que todos os meus contatos já a receberam de mim, então, nos próximos e-mails que receber sobre este assunto vou direcionar o remetente para cá, pra ele saber que aqui vem gente que nem conheço e assim divulgo num âmbito mais amplo.
Creio que todo mundo já ouviu falar, mas é bom dar umas dicas do que se pode encontrar: o site oferece inúmeras obras para simples consulta ou para baixar de graça. Vai de música erudita, passa por Machado de Assis, Fernando Pessoa, Shakespeare, teses e dissertações, entre outros itens que nem se imaginam que estariam por lá, como por exemplo, um de Economia Doméstica. Entrei, cliquei em um título qualquer e fui para o Woman´s Institute Library of Cookery, Volume 4, Salads and Sandwiches; Cold and Frozens Desserts; Cakes, Cookies and Puddings; Pastries and Pies. Escolhi as saladas e vi que vai explicando detalhadamente a importância das saladas; ela na dieta; o seu propósito; a sua composição que inclui proteínas, carboidratos, minerais, celulose; o preparo; as guarnições; os princípios para fazer; a forma como servir; as saladas como sobremesas... e só cheguei na página 10, ou seja, tem muito mais. Vale aqui dizer que de cozinha gosto mesmo é a do Jamie Olivier, que transforma o ato de cozinhar em algo apaixonante. Mas voltando ao site onde tudo é de domínio público: é um lugar para se visitar.
A propósito, a foto que ilustra o texto é de Adriana Pessoa de Araújo, Engenho Lages, Timbaúba, Pernambuco, sem data, e foi encontrada durante a última pesquisa.

Nenhum comentário: