19 de ago. de 2007

Movimentos e movimento



Ih! mais abaixo, fiquei com preguiça de enfatizar que o meu CANSEI não era um endosso ao movimento “Cansei”, falava do meu próprio cansaço. Ah... a preguiça... mas todos nós erramos de uma maneira ou outra, em algum momento.

O movimento “Cansei” reflete a apatia que se espalha pela população, e mesmo não sendo contra este movimento, não faço questão nenhuma assinar embaixo. De que adianta? A proposta de uma ação efetiva seria melhor. Mesmo acreditando que para se fazer uma crítica deve-se ter uma proposta para solucionar a questão e sair do impasse, infelizmente, no momento, nada tenho a propor. Quero apenas explicar minha posição. E, também, dizer que reconheço que apesar de iniciar com o pedido de um minuto de silêncio o movimento vem fazendo bastante barulho.

Enquanto não encontro uma proposta que aponte para uma direção eficaz, fico vendo, por exemplo, que a campanha para eleger as “7 Maravilhas do Rio” está mobilizando várias cidades dentro do Estado. Em Paraty as rádios locais estão empenhadas; em Miguel Pereira, alunos de dois colégios municipais, munidos de faixas, foram votar.
Talvez seja mais fácil mesmo ir por este caminho de mobilização do que buscar a cura para uma doença que se espalha pelo país: a imunidade para os “gorilões”, como gosta de dizer uma pessoa de baixa renda que conheço.
Será que o Supremo Tribunal Federal irá transformar o inquérito do mensalão (gostamos destes apelidos: hurricane, operação navalha, valerioduto...), enfim, será que o STF vai transformar o inquérito em ação penal? Não sei. O Dirceu continua como lobista aqui e no exterior e quer anistia, o Jefferson está tranqüilo porque se o Ministério Público aceitar a denúncia, o caso nunca terá fim.
E ainda que sejam aplicadas multas de milhões que diferença fará para eles a inadimplência? Nunca vão comprar uma televisão a crédito como a plebe, excluída do Olimpo, que precisa ter seu nome limpo no SPC e Serasa se quiser ter acesso a este bem.

Quem sabe alguém me ajuda a criar um movimento que nos tire da preguiça e apatia e seja um remédio com ação eficaz para melhorar a saúde do país?

Nenhum comentário: